terça-feira, 27 de setembro de 2011

RELATÓRIO DA SEMANA JURÍDICA


               Nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2011, com início às 19 horas, nas dependências da OAB, subseção de Ibaiti, Pr., foi realizada pela Coordenação do Curso de Direito da FEATI, a “Semana Jurídica”, com palestrantes especialistas em diversos ramos do Direito, os quais abordaram temas polêmicos diversos e atuais, mas com uma linguagem de fácil entendimento  àqueles que estão, assim como eu, iniciando sua caminhada para desvendar todo o complexo sistema que compõe o ordenamento jurídico do Direito no Brasil.
               No primeiro dia, 24 de agosto, tivemos a brilhante participação da Profª. Drª. Letícia Fátima Ribeiro, com o tema: “A Previdência Social sem mistérios para advogados, estagiários e estudantes”, a qual expos de maneira simples, mas eficaz, todo o seu conhecimento no âmbito do Direito Previdenciário. No mesmo dia, sucedeu a Drª. Letícia, o Prof. Jairo Néia Lima, especialista em Direito Constitucional, o qual abordou o tema: “A eficácia horizontal dos direitos fundamentais: desafio do constitucionalismo contemporâneo”, o fazendo com muito brilhantismo e conhecimento.
               No segundo dia, 25/08, o evento contou com a participação, não menos brilhante, de dois excelentes palestrantes, sendo eles: Prof. Dr. Luis Fernando Kazmierczak, abordando o tema: “Direito penal constitucional e exclusão social” e o Prof. Dr. Washington Luiz Testa Junior, discursando sobre o “Direito à informação versus liberdade de imprensa”, ambos foram sucintos, mas conseguiram a atenção dos presentes, sendo ambos, interpelados pelo Prof. Ronny, da FEATI e dois dos acadêmicos presentes, à cerca dos tópicos comentados.

               Dia 26/08, último dia de palestras, o público presente foi premiado com a presença ilustre da Drª. Analice Arali, psicóloga dedicada à ciência do conhecimento do comportamento humano, a qual discorreu com eloguência e conhecimento técnico, sobre: “Sentimentos: um estudo psicopatológico aplicado ao caso Richthofen” e, após, encerrando em alto nível as atividades, a Dr.ª Procuradora e Prof.ª, Mércia Miranda Vasconcelos, falou-nos sobre a “Hermenêutica jurídica: novas perspectivas”, mostrando-nos as formas de interpretação das leis de forma simples e objetiva.

               O evento contou com um grande número de participantes, mas acredito que a adesão deveria ser maior, haja vista, que todos os assuntos abordados eram se relevância importância aos que pretendem seguir na carreira das ciências sociais jurídicas, não como simples formandos, bacharéis do direito, mas como profissionais de alto gabarito e, assim, elevar ainda mais alto o nome da nossa instituição. Acredito que a presença deveria ser mais  estimulada e ao final, não apenas um relatório, mas a aplicação de avaliações parciais, nas disciplinas pertinentes aos temas abordados. Assim sendo, faria com que a motivação ou a “obrigatoriedade”, sabendo, pois, que as matérias seriam assuntos de provas ou avaliações, certamente haveria maior interesse por parte dos acadêmicos.

               Portanto, esperamos que para os próximos anos  possamos contar com a presença de profissionais do mesmo nível, quiçá melhores, tornando assim, a “Semana Jurídica” da FEATI um evento conhecido e admirado por demais instituições de ensino, como modelo à ser seguido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MODELO DE PROCURAÇÃO

P R O C U R A Ç Ã O     OUTORGANTE: ANTONIO FAGUNDES , brasileiro, casado, motorista, portador da cédula de identidade 1.234...